quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os vendedores do busão

O velho argumento: “Eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas não, estou trabalhando para sustentar a minha família” não é mais usado pelos vendedores ambulantes do busão. Hoje novas técnicas persuasivas tomaram conta desse disputado mercado e usar a criatividade tornou-se a melhor saída para chamar atenção de um público tão disperso.
Durante as minhas longas horas dentro do ônibus (no total são 4 horas por dia) já me deparei com vários vendedores, a maioria oferece o produto para o cliente analisar, após essa breve introdução, fazem o discurso parados no centro do ônibus, local ideal para atingir os ouvidos sem fones dos passageiros. Eles apelam primeiramente para o preço promocional, garantindo que esse preço não tem em nenhum estabelecimento, até aí nada está fora do normal, mas o diferencial está em como alguns vendedores do busão divulgam os imbatíveis preços dos seus produtos.

Já vi um vendedor de chocolates colocar as mãos abertas perto da boca para aumentar o som da voz, como se fosse um megafone e dizer: Atenção, atenção, incrível promoção somente para os passageiros desse ônibus, dois saborosos chocolates pelo preço de um.

Outro que estava vestido de palhaço e que o seu objetivo não era cobrar pelas balas que o passageiro estava recebendo, e sim convencer as pessoas que o valor a ser pago pela bala quem decidia era a consciência do próprio passageiro.

Alguns ainda vão além e saem do comércio alimentício para vender produtos domésticos, certo dia, presenciei uma boa apresentação de um produto que tirava todo o suco da laranja sem precisar cortar ou espremer, bastava fixar o produto no centro da laranja, dar algumas apertadas ao redor e pronto, o suco estava dentro do copo e sem caroço para ser degustado. Talvez ele não tenha percebido, mas esse vendedor do busão seria bem útil nos pontos de venda espalhados nos grandes supermercados da cidade.

Agora, o que realmente me faz pensar em tirar algumas moedas do bolso não são os vendedores do busão, eles perdem feio para os cantores do busão, esses criativos músicos e muitas vezes afinados cantam entre uma lombada e outra sem sair do tom, em pé, se equilibrando e tocando violão, conseguem transformar o ônibus em grande palco, passageiros em plateia e o trânsito em festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário