terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Favela

A favela é um fenômeno que assombra a metrópole com o seu rápido crescimento que toma conta dos cantos vazios da cidade grande há mais de cem anos. Antigamente qualquer lugar servia para a construção de um barraco, podia ser na encosta do morro, terrenos baldios, na beira de riachos e até embaixo de viadutos e pontes. Essas pessoas que chegavam lentamente com um brilho no olhar acreditando que a vida ia melhorar foram desvalorizados pelo governo, pois para muitos governantes, pessoa pobre é só um número para o IBGE.

O rápido crescimento da população, e também dos barracos alocados em todos os espaços vazios da cidade, fizeram com que muitas pessoas procurassem empregos mais rentáveis, porém não havia empregos, as vagas estavam esgotadas e consequentemente a fome predominava num setor até então inexistente.

Para vencer essa barreira, muitos moradores da favela decidiram ter o seu próprio negócio, o chamado comércio ambulante, para os pioneiros tudo era perfeito, não precisavam pagar aluguel, impostos e ainda ganhavam mais de cem por cento dos lucros, porém com o tempo muitas pessoas decidiram ter o seu próprio negócio, e sem nenhum pudor foram cada vez mais ocupando os espaços vazios da cidade grande e assim gerando entre eles a concorrência, cuja qual o perfeito negócio já não era mais tão atrativo.

O tempo foi passando e aqueles pequenos barracos nos espaços vazios foram crescendo e crescendo..., não havia mais espaço e o jeito foi colocar barracos em cima de barracos, formando então a conhecida favela. Na favela todos se conhecem, se respeitam e protegem o seu espaço. O governo nada fez para impedir o crescimento dos barracos, não criou condições favoráveis para essa nova população, não perceberam que esses mini comércios geravam empregos para pessoas humildes. O governo simplesmente transformou o sonho de um futuro melhor em pesadelo da realidade, onde poucos tinham tudo e muitos nem sabiam o que era ter algo.

A revolta tomou conta dos moradores da favela, que indignados com a realidade, buscaram mais uma vez o seu espaço na sociedade, só que a sociedade não dá espaço para favelados, a sociedade descrimina todo morador da favela e trata-os piores do que cães sarnentos à beira da morte. O morador da favela viu-se sem saída, então, aquela comunidade ficou ainda mais unida e através da ajuda de terceiros conseguiram obter novamente o seu próprio negócio, o tráfico de drogas.

O governo não estava interessado nos problemas dos moradores das favelas, o governo não acreditava na força que um ser humano pode criar quando é desvalorizado, o governo só queria saber dos lucros e do dinheiro do povo.

Então, os “poderosos da favela” começaram agir por conta própria, já estavam preparados para enfrentar o governo e suas regras, para a maioria dos moradores da favela não existia mais nada a perder. Através de uma união e hierarquia, o tráfico de drogas foi crescendo e consequentemente sustentando a favela, as pessoas que não tinham empregos e nem perspectiva de vida agora eram donos do poder e da comunidade, todos tinham seu emprego garantido, uns eram administradores do produto, outros entregadores, enfim, todos ocupavam uma tarefa muito importante para o império do tráfico não falir. Essa evolução fez com que a favela fosse vista com outros olhos, agora ela era vista como um lugar decente para morar e com isso tornou-se uma enorme ameaça para aquele governo que não quis ajudar no começo da história.

Mas no começo a preocupação do governo não era com o tráfico de drogas, era com o dinheiro sem impostos que entrava e saia constantemente da favela, para o governo isso era um absurdo, pois era muito dinheiro que rolava à solta e os líderes do governo não podiam ficar sem um pedaço dessa fatia.

A história e os valores se inverteram, muitos moradores da favela já não queriam só um lugar para morar e trabalhar honestamente, o pensamento era proteger a sua comunidade, o seu espaço, e assim ter todas as coisas que sonhou de uma maneira mais fácil. A favela cresceu de uma forma exorbitante ao ponto de se tornar referência em muitos lugares do país, e o governo passou a se preocupar de verdade, pois a alta sociedade cobrava constantemente o problema de conviver com pessoas de uma classe inferior.
A favela é um resultado de pessoas desacreditas pelo governo que criaram as suas próprias regras.

Esse texto foi criado em 2007, de lá pra cá pouca coisa mudou, mas hoje o governo está buscando respeito e finalmente atacou um dos impérios do tráfico situado na cidade do Rio de Janeiro. Podemos acreditar que tudo irá mudar, porém na minha humilde opinião, essa guerra pode terminar com o fim dos “mocinhos” e não dos verdadeiros bandidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário